AS INSCRIÇÕES ESTÃO FECHADAS NO MOMENTO
Lida constantemente com crianças e adolescentes cansados, irritados, agressivos e desatentos?
Percebe intensas flutuações de humor, aumento dos movimentos estereotipados e de outros comportamentos disruptivos?
Nota as famílias exaustas e desorientadas, sofrendo com atrasos, faltas injustificadas e pouca colaboração?
Sente-se frustrado pela pouca evolução na aquisição de novas habilidades, questionando, muitas vezes, a sua própria formação e capacidade?
Suspeita que algo além do seu esforço possa estar limitando o progresso dos seus pacientes?
Já considerou que todos estes problemas podem estar sendo agravados pela falta de um sono de qualidade?
E que tratar o sono no TEA e no TDAH é tão importante quanto iniciarmos as intervenções precoces?
O sono desempenha um papel fundamental na saúde física, mental, emocional e no bem-estar de todas as pessoas. É durante o sono que o corpo se recupera, fortalece o sistema imunológico e consolida a aprendizagem.
No contexto do TEA e do TDAH, o sono assume uma importância ainda maior, já que distúrbios do sono frequentemente pioram os sintomas de condições mentais preexistentes e vice-versa.
Estudos indicam que até 80% das crianças com TEA enfrentam desafios relacionados ao sono.
Fonte: Hyman SL, Levy SE, Myers SM; COUNCIL ON CHILDREN WITH DISABILITIES, SECTION ON DEVELOPMENTAL AND BEHAVIORAL PEDIATRICS.
Identification, Evaluation, and Management of Children With Autism Spectrum Disorder. Pediatrics. 2020 Jan;145(1):e20193447.
No TDAH, esse índice pode atingir até 50% dos indivíduos.
Fonte: Wajszilber D, Santiseban JA, Gruber R. Sleep disorders in patients with ADHD: impact and management challenges. Nat Sci Sleep. 2018 Dec 14;10:453-480.
Quando uma pessoa convive com ambos os transtornos – até 70% dos indivíduos com autismo têm TDAH – a presença de dificuldades para dormir se torna praticamente inevitável.
Fonte: Hours C, Recasens C, Baleyte JM. ASD and ADHD Comorbidity: What Are We Talking About? Front Psychiatry. 2022 Feb 28;13:837424. doi: 10.3389/fpsyt.2022.837424. PMID: 35295773; PMCID: PMC8918663.
Para todos os profissionais da Saúde que desejam estar atualizados com as mais recentes descobertas,
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Psicólogos, Fonoaudiólogos, Terapeutas Ocupacionais, Fisoterapeutas, Enfermeiros, Educadores Físicos, Psicomotricistas, Psicopedagogos, Consultores de Sono, Estudantes, Terapeutas e interessados em geral.
Aprenda a realizar pesquisas de qualidade, interpretar e escrever artigos conforme os padrões acadêmicos e éticos estabelecidos pela comunidade científica.
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Semanalmente, o Dr. Julio Santos enviará artigos científicos atualizados sobre sono e TEA/TDAH
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Neurologista com área de atuação em Neurologia Infantil. Fez Residência Médica na Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo, onde também fez seu Doutorado, Pós-doutorado e Livre-docência. Ainda nessa instituição, foi Professor Associado do Departamento de Neurologia e Neurocirurgia, Coordenador do Curso de Neurologia para a Graduação em Medicina, Coordenador e Supervisor do Programa de Residência Médica em Neurologia Pediátrica e Chefe do Setor de Neurologia Infantil. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil e membro da Comissão de Ensino da Academia Brasileira de Neurologia, responsável pela prova de Título de Especialista em Neurologia e do Título de Área de Atuação em Neurologia Infantil. Publicou 80 artigos em periódicos especializados, 66 capítulos de livros e 5 livros. Orientou 19 dissertações de mestrado e 9 teses de doutorado. Recebeu 10 prêmios e homenagens. Atualmente tem consultório privado em
Vitória – ES.
Neurocientista, especialista em Neurologia e Neurociências, e mestre e doutorando em Ciências Morfofuncionais com ênfase na Doença de Parkinson pela Universidade Federal do Ceará – UFC. É vinculado à Christian Business School – Orlando, EUA, onde atua como professor no campo da neuro-oftalmologia. É autor de 7 livros em neurociências, 53 artigos científicos e 55 capítulos de livro. É professor e coordenador do departamento de Anatomia Humana e Neuroanatomia da
Faculdade de Medicina do Centro Universitário Christus – FAMED/UNICHRISTUS. Tem experiência em células-tronco de pluripotência induzida humanas (hiPSC) com área de concentração em Neurologia, em neuroimunologia, atuando principalmente com micróglias humanas e doenças imunomediadas, CRISPR/Cas9 e organóides cerebrais derivados de hiPSCs. É membro da
American Association of Anatomists – AAA e da Sociedade Brasileira de Anatomia – SBA.
Graduada em Fisioterapia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná-UENP. Certificada Internacionalmente em Saúde Integrativa do Sono Infantil e na Adolescência. É formada em aleitamento materno e desmame. Atendeu mais de mil famílias com dificuldades de sono em bebês, crianças e adolescentes. Há 2 anos se dedica também ao sono dos autistas. Coautora do livro Simplificando o Autismo. Palestrante.
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